Grupo MRK mais de 20 anos no mercado.

Consumidores residenciais com energia solar economizam na conta de luz durante a crise

Voltar

Consumidores residenciais com energia solar economizam na conta de luz durante a crise

Um sistema bem dimensionado pode reduzir os gastos com a energia em até 95% nas residências 

Há atualmente milhares de consumidores brasileiros que têm conseguido economizar na conta de luz usando a energia solar. É o caso de microempresário Célio Gurgel, que mora em Fortaleza, no Ceará. Segundo ele, depois que instalou um pequeno sistema fotovoltaico no telhado de sua casa há seis meses a economia média mensal tem sido de 70% no custeio com eletricidade.

Em tempos de crise pelo qual o Brasil está passando esta é uma boa notícia. Gurgel comenta que, além da parte financeira, tem também o aspecto da sustentabilidade, uma vez que a energia solar é natural, não polui o meio ambiente e é inesgotável. O sistema na residência do microempresário foi instalado pela empresa ECO Soluções em Energia, sob coordenação de Jonas Becker, que é executivo da empresa e coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que reúne as empresas e profissionais de toda cadeia produtiva do segmento solar fotovoltaico no Brasil, da geração distribuída à geração centralizada.

Estudos indicam que um sistema de energia solar em vida útil de pelo menos 25 anos. Portanto, um sistema bem dimensionado pode reduzir os gastos com a energia em até 95% para os consumidores residenciais. Desta forma, valores que seriam destinados ao pagamento da energia podem ser destinados para outras necessidades primordiais, como alimentação, saúde e educação.

De acordo com a ABSOLAR, desde 2012, os investimentos privados em sistemas de energia solar em residências ultrapassaram R$ 4,2 bilhões no Brasil. As moradias representam 72,6% de todos os sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica, de um total de mais de 210 mil conexões espalhadas por mais de 81% dos municípios do Brasil.

E as notícias boas não param por aqui. O Brasil ainda tem mais de 70 linhas de financiamento para quem quer adquirir a tecnologia, com taxas de juros abaixo de 0,9% ao mês, o que ajuda na instalação. A economia na conta de energia trazida pela fonte solar já paga a parcela do financiamento.

Trata-se de um investimento importante, uma vez que os consumidores residenciais são os que pagam os maiores valores pela energia elétrica que consomem. Neste momento, a tecnologia solar fotovoltaica tornou-se uma importante aliada ao bolso do consumidor. Também ajuda no orçamento das empresas e dos governos, os protege contra aumentos anuais das tarifas e ainda ajuda o meio ambiente e a sustentabilidade.

Share this post?

mrksolar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *